fbpx

Limpeza e Desinfecção de Caixas D’água e Reservatórios de Água Potável

  1. Início
  2. Limpeza de Caixa D'água
  3. Limpeza e Desinfecção de Caixas D’água e Reservatórios de Água Potável

A Limpeza de Caixa D’água é o serviço que garante a qualidade da água consumida. Esse reservatório armazena o líquido que chega do sistema de abastecimento público ou poços. Ela precisa estar em perfeitas condições de limpeza e manutenção para que a água não seja alterada.

É fácil perceber quando acontece a contaminação desse recurso natural: ela fica com odor, cor e gosto diferentes, mas em muitos casos não conseguimos perceber a olhos nus esta alteração

A Limpeza de Caixa D’Água é um serviço que necessita de uma equipe treinada e qualificada. Isso porque o reservatório deve ser limpo com segurança para evitar a contaminação da água. Além disso, em algumas edificações, ele fica em um lugar de difícil acesso. Todas as medidas de segurança devem ser tomadas antes da realização do serviço de Limpeza de Caixa D’Água.

Como funciona o serviço de Higienização de Caixa D’Água

Para a realização do serviço de higienização de caixa d água, reservatórios e bebedouros vc precisa contratar uma empresa que esteja devidamente registrada na Vigilância Sanitária, que possua um técnico responsável, e tanto a empresa como o técnico responsável devem ter registro no Conselho da categoria, preferencialmente no Conselho Regional de Química.

A Agroatta está devidamente preparada com profissionais capacitados e treinados para o exercício da função.  E tão importante quanto é seguir a Legislação de Segurança do Trabalho e possuir todo o equipamento de proteção adequado para a realização do serviço, trazendo soluções em remanejamento de água, evitando desperdícios através de equipamentos de alta vazão, limpeza com ferramentas adequadas de uso exclusivo e higienização com produtos registrados pelo Ministério da Saúde.

Danos causados pela falta de Higienização de Reservatório de água

A caixa d’água é um reservatório que pode sofrer danos com o tempo. A manutenção dela deve ser feita periodicamente para evitar rachaduras e defeitos em geral. Esse tipo de brecha pode ocasionar a entrada de sujeiras e insetos. A consequência é a contaminação da água.

A falta de limpeza também ocasiona acumulação do lodo que vem junto com a água das redes de abastecimento. Pois é! Mesmo com a caixa d’água fechada, pode acontecer perda da qualidade da água.

O período ideal é de 6 em 6 meses. Mas a limpeza de caixa d’água pode ser feita antes se ocorrer alguma anormalidade.

Por último, a falta de manutenção da caixa d’água pode atrair os mosquitos da dengue para a formação de criadouros. Esse inseto adora encontrar lugares que contém água limpa e parada. Se o reservatório estiver mal vedado, essa situação pode ocorrer.

Menu