CIP – Controle Integrado de Pragas
O CIP é um conjunto de medidas que visam um melhor controle das pragas com medidas preventivas, ações corretivas e aplicação química.
Todo controle integrado de pragas pressupõe uma série de cinco fases de atuação distinta e sequencial:
- INSPEÇÃO
É a primeira ação onde se examina a área com problema em busca de dados e informações sobre o tipo de praga encontrada no local, nível de infestação, os problemas que estão sendo causados, o uso e o controle que é dado a tais ambientes e a extensão física da área alvo.
- IDENTIFICAÇÃO
É a ação onde identificamos os insetos ou roedores que existem na área alvo, como sua biologia e hábitos. Somente com estes dados em mãos será possível iniciar o controle.
- RECOMENDAÇÃO
Após identificado o tipo de praga infestante e todos os fatos que cercam o ambiente, são feitas as considerações relativas ao problema. Não se trata somente do que o controlador de pragas faz para o cliente, mas também o que o próprio cliente pode fazer para reparar as condições ambientais que permitem a penetração das pragas, instalação e livre proliferação naquele ambiente, ou seja, “As Medidas Preventivas”, que deverão ser adotadas.
- TRATAMENTO
Corresponde “As Ações Corretivas”, e podem envolver também o uso de inseticidas e raticidas de forma correta e adequada. Os produtos utilizados devem ser legais e apropriados para serem empregados de maneira específica em cada caso.
- VERIFICAÇÃO
O último passo do Controle Integrado é a verificação dos resultados obtidos através de um relatório do ambiente encontrado, somado às condições climáticas, estruturais e circunvizinhas, além das medidas preventivas e, se necessário, corretivas para a total eficácia do controle de pragas.